O inverno na Serra Gaúcha é mais que especial. É lindo, mágico, romântico, colorido, cheio de luzes, paradas para um chocolate quente ou um delicioso fondue. O que nunca falta em Gramado, são as belas paisagens, a neblina, o frio, a neve e muitos pontos turísticos para você conhecer.
Compartilho com muito carinho os principais pontos turísticos de Gramado. Todos eles ficam na região central de Gramado e são gratuitos. Lembrando que, durante o ensaio fotográfico sigo o roteiro personalizado com meus clientes e auxílio na escolha das roupas para que harmonize com a estação do ano e com cada ponto turístico.
LAGO NEGRO
Em 1942 ocorreu um trágico acidente, que teve duração de oito dias e deixou muitas árvores queimadas e machucadas. Alguns moradores abriram uma fenda no chão, na tentativa de conter a grande queimada. Com isso descobriram uma grande vertente, que possibilitou a passagem da água e o controle do queimada. Depois, a fenda deu origem ao famoso lago. Leopoldo Rosenfeldt (alemão), no ano de 1953, teve a iniciativa de reflorestar o local e importou mudas de árvores da Floresta Negra (região montanhosa da Alemanha), por esse motivo o lago foi chamado de "Lago Negro".
O Lago Negro fica localizado no bairro Planalto bem próximo ao centro de gramado. É um local com muitas árvores, flores e uma vista privilegiada. Indico escolher um dia bem ensolarado para andar nos pedalinhos e para caminhar em torno do Lago. Ele possui um lindo gramado, ótimo para deitar, curtir o Sol e degustar de um belo piquenique a dois ou em família.
O local possui uma boa infraestrutura, com ruas com bom calçamento, banheiros, fraldários, iluminação e segurança. Nas proximidades do Lago Negro, você encontrará restaurantes, cafés e uma linda feirinha onde os artesãos locais comercializam seus produtos.
RUA TORTA
A Rua Emílio Sorgetz ou melhor a Rua Torta fica bem no coração de Gramado. Foi inspirada na Lombard Street, que é uma rua muito torta e que ganhou fama mundial após 1922.
Após uma revitalização da nossa cidade a Rua Torta (Rua Emílio Sorgetz), foi refeita para melhorar a passagem dos carros e pedestres. Durante o Natal Luz e a Festa da Páscoa fica ainda mais linda com as decorações e belas iluminações. Durante o ano sempre nos encanta com suas lindas curvas e flores.
AVENIDA BORGES DE MEDEIROS
A principal avenida de Gramado (onde se encontra os principais pontos turísticos) é repleta de prédios de arquitetura bávara e seus telhados íngremes para cair a neve durante o inverno. Recomendo caminhar no final da tarde, tomando um chocolate quente admirando o colorido do céu e as luzes amarelas da cidade. Não esquecendo de olhar as belas vitrines do comércio e garantir as lembrancinhas para a família e os amigos.
IGREJA SÃO PEDRO - MATRIZ
A igreja Católica São Pedro fica localizada bem no coração da Avenida Borges de Medeiros. A capela construída em madeira em um período de aproximadamente oito anos ficou pronta em 1917. Após vinte e seis anos, tornou-se a igreja da matriz e foi reerguida em pedras basálticas. Possui lindos vitrais que marcam as passagens do apóstolo Pedro ao lado do mestre Cristo.
A igreja possui um belo jardim com uma fonte com as imagens dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Há missas todos os dias e venda de itens religiosos na loja da paróquia.
FONTE DO AMOR ETERNO
Entre a Igreja da Matriz e o Boulevard São Pedro se encontra o local mais desejado pelos casais que visitam Gramado. A Fonte do Amor Eterno, foi inaugurada em novembro de 2013 e inspirada na famosa Fontana de Trevi na Itália. A belíssima fonte chama a atenção pelos inúmeros cadeados (à venda nas lojas do Boulevard São Pedro) coloridos que possuem o nome de eternos turistas apaixonados.
LAGO JOAQUINA RITA BIER
Em 1872 em uma visita a Serra Gaúcha, a visionária Joaquina Rita Bier, decidiu comprar uma área que se chama oito colônias, pois acreditava que no futuro o lugar seria valorizado e poderia ser aproveitado pelos seus herdeiros. Em 1932 resolveram fundar a Sociedade Herdeiros Joaquina Rita Bier, iniciando um projeto de urbanização que foi chamado de loteamento Vila Planalto. Após a chegada do trem, em 1921, mais tarde o carro a motor e os primeiros turistas. Percebemos que Joaquina tinha toda a razão, a beleza das suas terras foi um atrativo para muitos turistas e para novos moradores.
Aos anos passaram e seus familiares decidiram prestar uma homenagem a ela, batizando o lago que foi o início da obra de Joaquina Rita Bier. As terras foram vendidas a Leopoldo Rosenfeldt, que depois doou a prefeitura, incluindo a área do Parque Hotel e do Lago. Até o ano de 2022 o Lago sediou lindos espetáculos do Natal Luz. A partir de 2023 os espetáculos foram transferidos para o Serra Park.
O Lago possui muitas flores, bancos e uma ilha que permite chegar bem próximo à água. Destaco o chafariz na região central que nos proporciona um belo arco íris. Aos domingos pela manhã há uma bela feira com artesãos e artistas locais.
RELÓGIOS SUÍÇOS
Há 7 deles localizados na Av. Borges de Medeiros, os relógios suíços com termômetros servem de cenários para fotos lindas. Os relógios possuem uma alta tecnologia e peças importadas para manter a precisão do tempo e da temperatura.
PRAÇA DAS ETNIAS
Em frente a Rua Torta a Praça das Etnias reúne muitos atrativos. É um amplo espaço com três casas que representam os povos que colonizaram Gramado. Há uma casa alemã onde se encontra a Casa do Colono. Lá você encontra muitos produtos coloniais, pão com linguiça e uma cuca em saborosa e quentinha. A segunda casa possui arquitetura italiana e há um belo memorial aberto ao público. A terceira casa é portuguesa com belos produtos a venda e uma linda arquitetura.
A praça possui muitas flores, bancos e um local para compra de ingressos para os passeios do Agro turismo aqui em Gramado. Ao longo do ano ela recebe muitas feiras, atrações, a famosa Vindima e muitos eventos com música ao vivo e boa gastronomia. Tudo gratuito e aberto a comunidade e turistas.
PRAÇA MAJOR NICOLETTI
Em frente a igreja São Pedro e ao lado da Rua Coberta, fica localizada a charmosa praça central de Gramado. Ela leva o nome do 1º Sub-Intendente local, que foi responsável pela localização atual de Gramado, ao instituir em 1913 a sede do Distrito. A praça foi inaugurada em 1936 e reformada em meados de 2003. Aos arredores da praça há muitos restaurantes, cafés, lojas de vinhos, lembranças e roupas para o frio.
PALÁCIO DOS FESTIVAIS
O Palácio dos Festivais (Cine Embaixador) é a casa do cinema brasileiro em Gramado. Há 51 anos o maior evento do cinema brasileiro e latino acontece durante o mês de agosto. O Palácio contém muitos detalhes em madeira, incluindo o Kikito, a fachada é em alvenaria e madeira e de estilo colonial. Semanalmente o cinema conta a exibição de filmes diversos e exposições no museu do palácio.
Clique aqui e confira a minha exposição no Museu do Palácio dos Festivais.
RUA COBERTA
Inaugurada em 1996 a Rua Coberta ganha o coração de muitos visitantes. Ela é palco de muitas apresentações e do famoso Festival de Cinema. É um espaço amplo, bonito, com muitos artistas locais e com restaurantes diversos e de boa qualidade.
Qual o ponto turístico você gostou e deseja conhecer?
Agora que você já tem várias opções para conhecer e fazer seu ensaio em Gramado, vamos conversar e marcar teu ensaio fotográfico?
Com muita alegria que criarei lindas lembranças de você e de sua família.
Grande abraço e cuidem-se muito!
@katlinfotografiasgramado
@pedidodecasamentoemgramado